Associação entre o consumo de Cigarro e de Álcool em Bares e Baladas nos Estados Unidos

Bares a baladas são um importante ponto de encontro para jovens e adultos, sabe-se que o uso de tabaco e álcool fazem parte deste contexto.

Uma pesquisa realizada em bares e boates de 3 cidades Americanas (San Diego, Portland e Tulsa) verificou a associação entre tabagismo e uso de álcool entre os frequentadores destes estabelecimentos. Mais de 3.000 pessoas (18-29 anos) responderam a um questionário sobre o uso de tabaco e padrões de consumo de álcool nos últimos 30 dias anteriores a pesquisa.

Os resultados mostram uma forte associação entre o tabagismo e o consumo de álcool nas 3 cidades. Os resultados mostram que entre os que consomem bebidas alcoólicas de forma abusiva (5 doses ou mais em uma mesma ocasião) frequentemente, a chance de se tornar um fumante regular aumenta em 4 vezes frente aos que não consomem bebidas alcoólicas neste padrão.

Já entre os que consomem bebidas alcoólicas frequentemente, mas não o fazem de forma abusiva, a chance de se tornar um fumante regular aumenta em quase 2 vezes quando comparados aos que não consomem bebidas alcoólicas.

Os resultados apontam também a fragilidade das políticas vigentes em estabelecimentos de lazer noturno e a necessidade de se pensar em programas de prevenção que abordem especificamente o uso concomitante destas substâncias por esta população.

Jiang, N., Lee, Y. O., & Ling, P. M. (2014). Association between tobacco and alcohol use among young adult bar patrons: a cross-sectional study in three cities. BMC Public Health, 14, 500. doi: 10.1186/1471-2458-14-500